Skip to main content
Aqui Perto

Tatuagens de bordado madeira e gratifis de idosos inovam

By 31 Janeiro, 201727 Comments

A Junta de Freguesia de São Martinho quer desmistificar tabus. A ideia de Duarte Caldeira Ferreira e da equipa de autarcas de uma das mais populosas freguesias do Funchal é desenvolver, nos próximos tempos, duas iniciativas que possam vens e os menos jovens a ver com outros olhos o que se passa à sua volta.

Assim, desmistificar preconceitos com arte urbana é a ideia da equipa da junta, que relativamente ao bordado madeira está a realizar contactos com diversas casas de tatuagens para fornecerem desenhos que tenham sido aplicados em pessoas para serem trabalhados de forma a serem adaptados ao bordado e à tapeçaria madeirenses. Os trabalhos, depois de bordados, serão usados para uma exposição.

A intenção é fazer com que se perceba que o desenho vem de uma tatuagem, estando também previsto exibir lado a lado a foto do corpo onde foi feita a imagem e o processo evolutivo do trabalho.

Outra das propostas inovadoras é o grafiti. A Junta contactou vários artistas para prepararem um desenho para pintar num mural portátil, em vez de uma parede, artistas esses que vão dar uma formação a alguns idosos, que participarão na pintura.

A autarquia local pretende que aquela pintura ganhe forma durante a cerimónia comemorativa do dia da freguesia, a 3 de Março. Pôr os jovens a olhar para o bordado de outra forma e mostrar aos mais idosos que as tatuagens também são uma forma de arte, bem como interpretar o grafiti sem ser como poluição urbana são os objectivos da iniciativa inédita.

Join the discussion 27 Comments

Leave a Reply