Skip to main content
Gente que Marca

Porto Santo num sabonete de areia medicinal

By 27 Junho, 2016Outubro 9th, 20164.595 Comments

joao.jpg

O João “das Pedras ou das Rochas”, ou João “das Areias” ou o João “da Madeira”, neste caso se estiver em Aveiro, é como geralmente as pessoas tratam um madeirense que estuda e promove o turismo de saúde, médico e de bem estar.

A história até podia ficar por aqui se não fosse o facto de o João Baptista para quem o conhece antes da licenciatura, ter agarrado recentemente em mel de abelhas biológico da Laurissilva de São Vicente e formulado e enfrascado o néctar para ser vendido em protectores solares, loções de corpo e afins. É esta uma das facetas do homem que já tem patenteados sabonetes com pevides de maracujá, resíduos de cana de açúcar e grainha e engaço de várias castas de Vinho Madeira. Confesso que experimentei a loção corporal da Terramiga e que me rendi ao aroma e à textura. Não fiquei, por isso, surpreendida quando descobri a sua ligação à geomedicina ou geologia médica. Mas essa areia é de outra engrenagem. Hoje, falamos dos primeiros sabonetes esfoliantes do mundo feitos com o ingrediente da areia carbonatada biogénica.

Nascido em Santo António há 47 anos, o João “das Pedras” tem vindo a aprofundar, com uma equipa de cerca de 14 investigadores de que faz parte desde 2006 na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro, as suas ligações à área da geofarmácia, desenvolvendo projectos de investigação científica aplicada. O nome é pomposo, mas o resultado é simples.

Hoje, falar de provas quando se toca em talassoterapia, é falar das areias terapêuticas e medicinais do Porto Santo. De crónicas do médico Nuno Silvestre Teixeira, que em 1924 já apontavam para as suas potencialidades, dos nórdicos que ao longo de décadas se refugiaram na ilha para curar maleitas musculares e esqueléticas.

Tratamentos com areias, argilas e água do mar foram se tornando conhecidos e tornando famosa, por consequência, a ilha. A fama já assentou arraiais em Portugal e no norte da Europa e os últimos invernos têm tido uma procura cada vez maior de turistas.

João é um conhecedor profundo do potencial dos recursos naturais do Porto Santo para fins do turismo de saúde e do bem estar. Estudou-o, escavou profundamente o que poderia ser feito e sacou das águas azul turquesa o que de melhor havia.

sabonetes-2

A linha de sabonetes do Terramiga, que se encontra à venda em vários pontos de referência, é a cereja no topo do bolo de um projecto de investigação que nos é oferecido em caixa branca, com três réplicas de calhau rolado dentro e três tonalidades de azul que nos transportam rapidamente para as diferentes tonalidades do oceano atlântico na baía da ilha dourada.

O aparecimento recente da marca Porto Santo veio confirmar que as águas do mar, naquelas condições, são soberbas e, mais do que isso, incomparáveis. A explicação científica confirma o tal bronzeado cor de chocolate ganho naquela praia e água à custa do iodo, que não se encontra em nenhum outro ponto do globo em tão excelente estado. E isto não é golpe publicitário. Há provas cabais dessas características espalhadas em cada vez mais peles por essa Europa acima. E isso, explica o engenheiro geólogo, aliado às potencialidades da areia, oferece umas férias difíceis de encontrar em qualquer outra praia. Mas os investigadores não se ficaram por aqui. Esmiuçaram os pontos fortes da argila, a tal que era desfeita em copos de água do Porto Santo e bebida para minimizar patologias do aparelho digestivo.

A esta altura, atrevo-me a falar em Porto Santo Detox. Porque aliado a tudo isto, há o sabor único da fruta e dos legumes, que crescem em areias calcárias e que se consomem cruas ou transformam em sumos e sopas incomparavelmente mais saborosas do que quaisquer outras (devido aos teores do cálcio, magnésio e estrôncio).

melareia-1

Há evidências técnicas, científicas e clínicas das ofertas encontradas naqueles 42 quilómetros quadrados de estância singular de saúde natural. E, grosso modo, explicam-se assim: temperaturas da água do mar de 24 graus, humidade relativa entre os 70 e os 80%, temperaturas do ar entre os 28 e os 30 graus, temperatura da areia que pode atingir os 65 graus.

Já fez as malas? Não se esqueça dos protectores solares e da linha de corpo da marca nascida a partir das areias da ilha. Aventure-se à descoberta do que ainda desconhece do Porto Santo e envolva-se na areia da praia da joia mais antiga… porque os segredos são para desvendar e aproveitar.

Join the discussion 4.595 Comments

Leave a Reply