Skip to main content
As nossas ilhas

De olhos postos no mar pela Vereda do Pesqueiro

By 17 Agosto, 2018478 Comments

Para quem não sabe o que pode fazer neste fim de semana e se é do Funchal e tem um feriado para gozar na próxima terça-feira, aqui fica a proposta de um passeio até a linha de costa da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta. É um percurso que liga o sítio da Lombadinha ao Porto do Pesqueiro, no calhau da freguesia mais a oeste da Madeira. É todo feito a ver o mar e tem início e fim no mesmo lugar, onde se tem acesso pela Estrada Regional 101, que liga o fim da Via Expresso à Ponta do Pargo.

Prepare-se para um passeio diferente. A descida pela encosta é quase toda feita em ziguezague, o que representa um percurso suave que o deixam observar os antigos socalcos, conhecidos na Madeira por poios, que outrora foram cultivados.

No fim do percurso, o acesso ao calhau vai deixá-lo com vontade de ficar, pois o som das das ondas encanta qualquer um antes de iniciar o percurso de regresso.

O passeio está planeado para duas a duas horas e meia, com dois percursos de 2,3 quilómetros (descida e subida) e nunca é demais lembrar que estará junto ao mar, por isso tenha em atenção a subida da maré se ficar pela linha de costa muito tempo. O calçado deve ser, naturalmente, apropriado a este tipo de passeio. Leve o fato de banho, mas tenha atenção ao estado do mar.

 

Join the discussion 478 Comments

Leave a Reply