Skip to main content
Aqui Perto

Cordofones madeirenses em festival no Parlamento

By 1 Fevereiro, 20224.226 Comments

Começa hoje a edição de 2022 do festival aCORDE, o certame que celebra e homenageia os cordofones madeirenses. Esta quinta edição, que conta com o apoio de diversas instituições que promovem o ensino e a preservação do legado daqueles instrumentos, que deram origem ao cavaquinho brasileiro e ao ukelele, tão conhecido no Hawaii, vai decorrer até ao próximo dia 5, sábado, reunindo momentos musicais, visitas guiadas, a primeira edição do concurso regional de cordofones e a atribuição, também pela primeira vez, do prémio Jovem Revelação.

Esta edição do festival, que acontece no parlamento madeirense, conta com o apoio das associações que preservam os instrumentos, designadamente o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, a Associação Musical e Cultural Xarabanda e a AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira.

Há também para ver trabalhos de artes plásticas de 18 escolas, com 54 trabalhos realizados com assemblagens/colagens/pinturas sobre madeira.

Para encerrar o primeiro dia de comemorações, decorrerá um momento musical que será protagonizado por alunos e professores do Conservatório – Escola Profissional de Artes da Madeira, no qual os Cordofones Tradicionais Madeirenses estarão em destaque.

O Salão Nobre da ALRAM, será palco de dois concertos inéditos, um no dia 4 de fevereiro, às 21h00, que conta com a participação conjunta do grupo Si que Brade, Orquestra de Ponteado, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana e Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha.

Join the discussion 4.226 Comments

Leave a Reply