Skip to main content
Aqui Perto

Abram alas para o panelo

Não há dúvidas de que o mês de janeiro é aquele em que todos os caminhos vão dar ao Porto Moniz, ainda que seja a freguesia do Seixal seja o centro das atenções dois fins de semana seguidos, com o arraial de Santo Antão a ter ficado para trás no calendário e os olhos postos no panelo, no próximo fim de semana.

Milhares de pessoas preparam já o farnel para levarem para a casa de amigos, ou apenas conhecidos, ou amigos de amigos, ou amigos de conhecidos. O que importa é que alguém leve alguém que conheça alguém para uma das festas mais astronómicas da nossa ilha, mesmo sem ter essa denominação.

O panelo reúne nos quintais dos “palheiros” muitas pessoas, algumas delas há algumas décadas, que entretanto foram vendo crescer as listas de convidados nas suas casas e na dos vizinhos. A teoria do “cabe sempre mais um” encaixa perfeitamente aqui, até porque não são precisos lugares sentados em cadeiras à volta da mesa. A comida, composta por carnes, hortaliças e as inconfundíveis “semilhas do Seixal” é espalhada por cima de toalhas e quem ali vai serve-se à mão. Uma experiência que muitos madeirenses vivem ano após ano.

Join the discussion 1.311 Comments

Leave a Reply