O Funchal recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão “Município Mais Azul”, por ter sido um dos municípios do país com excelente desempenho relativamente às actividades de educação ambiental, no decorrer da última época balnear. A vereadora Idalina Perestrelo, que tem o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal do Funchal, recebeu a distinção em Vilamoura, no Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul 2017/18.
O prémio é estabelecido pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente e volta a distinguir “o compromisso, empenho e criatividade do Município na realização de atividades de educação ambiental, para todas as idades, nas nossas praias”, enalteceu Idalina Perestrelo.
Para isso contribuíram as dezenas de acções na área do ambiente todas elas dinamizadas de raiz nos Complexos Balneares do Lido e Ponta Gorda e, ainda, na Praia Formosa. A Agência Portuguesa do Ambiente, entidade que avalia e atribui a pontuação, teve em conta “a classificação das atividades realizadas, o equilíbrio entre as temáticas que tinham de ser abordadas, o enquadramento com o tema anual, o local escolhido e a preocupação explícita com o público sénior e os portadores de deficiência”.