Pegada do Funchal diminuiu em 3 anos

By 29 Novembro, 2017As nossas ilhas

O Funchal está a diminuir a sua pegada ecológica. Desde 2013 até 2016, a área onde deixamos a nossa marca no planeta baixou de 29 556 hectares, para 26 881 hectares globais. Por outras palavras, estamos à frente em termos de boas práticas e as mais diversas áreas da Câmara Municipal do Funchal estão a fazer a sua parte com empenho.

Segundo a vereadora com o pelouro do Ambiente, Idalina Perestrelo, a Câmara Municipal do Funchal e as empresas municipais Frente MarFunchal e SociohabitaFunchal tomaram a iniciativa de medir o impacte ambiental que o seu funcionamento causa aos recursos naturais disponíveis, através do cálculo desta Pegada Ecológica inédita.

“Há muito trabalho a fazer, mas é um resultado que nos deixa satisfeitos e que valida as políticas responsáveis que temos implementado a este nível ao longo dos últimos anos”, enalteceu Idalina Perestrelo. A vereadora considerou “a Pegada Ecológica mais uma aposta marcante deste Executivo, que tem estado na linha da frente na promoção da investigação, da inovação e das boas práticas, como desígnios estruturais. Estamos numa era em que o Ambiente precisa de ações concretas, precisa que se tomem decisões locais para fazer a diferença a nível global, e o Funchal está, neste momento, a liderar pelo exemplo, inclusive a nível nacional.”

Na prática, os colaboradores da autarquia conseguiram levar adiante um projecto criado de raíz, mas que coloca o município na linha da frente da excelência e que permite, a partir de agora, “práticas ambientais cada vez mais segmentadas, em prol da redução do impacte que a instituição tem no Meio Ambiente”, finalizou Idalina Perestrelo.

As boas práticas que levam à redução da tal pegada ecológica são o consumo sustentável e consciente, a economia de energia, a reciclagem do lixo, a economia e reutilização da água e a reutilização de produtos, diminuição do uso de meios de transportes que usam combustíveis fósseis, entre outros indicadores.

PARTILHAR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone