Skip to main content
As nossas ilhas

“Tejo” passa fim de ano na Madeira

By 22 Dezembro, 20161.945 Comments

O N.R.P. Tejo passa o fim de ano na Madeira. O navio, que chega durante a próxima semana à região se não houver nenhum contratempo quanto à data prevista para a sua saída da Base Naval de Lisboa, chegará a 29 de dezembro ao Funchal, estreando-se assim uma nova era na vigilância da nossa zona económica exclusiva.

Numa terra de turismo, que se tem tornado cada vez mais atrativa para a prática de desportos náuticos, a vinda deste tipo de navio para missões, por exemplo, de busca e salvamento, acaba por dar outra imagem da Madeira,

Habituados a ver os resistentes navios da Classe “Cacine”, construídos há mais de 40 anos e depois de uma passagem breve, em 2014, pelo Navio de Patrulha Oceânico “Viana do Castelo”, este navio do tipo “Stanflex”, que em Portugal dá nome à nova classe “Tejo”, acaba por significar uma grande melhoria na qualidade dos serviços prestados, nomeadamente no apoio ao Instituto das Florestas e Conservação da Natueza, por um lado e ao Departamento Local de Polícia Marítima, nas deslocações para as Ilhas Selvagens.

A “Tejo” é comandada pelo 1ºTenente Robalo Franco, conhecedor dos nossos mares e das suas particularidades, visto ter já feito várias comissões na nossa Zona Económica Exclusiva, no NRP Zaire, em 2007 e no próprio “Viana do Castelo”, ambas como oficial-imediato.

Não será, portanto, difícil governar o navio de fibra de 54 metros de comprimento, uma boca de 9 metros e 3,5 metros de calado. Com 345 toneladas de deslocamento leve e uma autonomia para  2.400 milhas, navegando a uma média de 14 nós, o navio tem dois motores que lhe permitem, se necessário, atingir os 20 nós, que aliados a uma turbina a gás poderá atingir os 30 nós.

A “Tejo”, que tem o número de amura P590, ficará na Madeira cerca de três meses, com 23 militares, sendo 3 oficiais, 4 sargentos e 16 praças.

 

 

Join the discussion 1.945 Comments

Leave a Reply