O concelho do Funchal e particularmente a freguesia de São Martinho, têm motivos para festejar. A junta, presidida por Duarte Caldeira Ferreira, recebeu um presente especial: a presença no leque restrito de 39 freguesias que se preparam para receber o galardão Ecofreguesias XXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Este reconhecimento nacional tem por objectivo incentivar e dar um prémio às freguesias que trabalham no sentido da sustentabilidade e desenvolvimento da sua comunidade, sendo valorizadas as iniciativas em prol do ambiente, participação, cidadania e inclusão.
Mas para que a aquela autarquia atingisse este patamar de excelência foram precisas diversas iniciativas que vão ao encontro com os padrões analisados, nomeadamente a eliminação de herbicidas nas operações de limpeza, a redução energética efetuada no edifício que está sob a alçada da junta, as formações desenvolvidas para a comunidade na área ambiental, a utilização de plataformas informáticas com vista à redução de papel, assim como a reestruturação de jardins, a sua limpeza e manutenção, como também as iniciativas na área da democracia participativa, como é o Orçamento Participativo que vai já na sua segunda edição.
A separação de resíduos urbanos, em estreita colaboração com a Câmara Municipal do Funchal, nomeadamente na sua optimização e melhorias dos ecopontos, foram também uma mais-valia. O facto de a freguesia contar com quase a totalidade das escolas galardoadas com a bandeira da eco-escolas, foi também um fator bastante positivo.
O galardão será atribuído no próximo dia 24 de Março no Torres Vedras Green Fest e contará com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Eng. Duarte Caldeira e com o Presidente da Assembleia de Freguesia, Professor Thomas Dellinger.