Skip to main content
As nossas ilhas

Porto Moniz faz hoje anos e já deixou de ser concelho 3 vezes

O Concelho do Porto Moniz celebra hoje o seu dia. Conhecido mundialmente pelas piscinas naturais cravadas entre a rocha e o mar, o município tem mais de 8000 hectares e cerca de 3000 habitantes, espalhados por quatro freguesias: Porto Moniz, Achadas da Cruz, Ribeira da Janela e Seixal.

No ano de 1835, no reinado de D. Maria II – a educadora – a freguesia do Porto Moniz foi elevada à categoria de concelho, tendo a sua instauração sido feita a 31 de Outubro desse mesmo ano.

Inicialmente, o Porto Moniz contava ainda com a freguesia da Ponta do Pargo, que desde 1871 passou a pertencer ao concelho da Calheta.

Constituído inicialmente por cinco freguesias, ficou mais tarde, a partir 1871, reduzido às quatro supracitadas freguesias, na sequência da anexação da Ponta do Pargo ao Concelho da Calheta.

Foi concelho e deixou de o ser por três vezes. Voltou a ser vila em 1849 e reinstaurado em 1855. Novamente extinto em 1867, em simultâneo com os concelhos de Câmara de Lobos e Santana, voltando a ser restabelecido de novo em 1871. Extinto pela última vez em 1895 foi reinstaurado definitivamente a 13 de Fevereiro de 1898.

O seu nome está associado a um dos mais ancestrais povoadores, Francisco Moniz, nobre algarvio, casado com D. Filipa da Câmara, neta de João Gonçalves Zarco, grande impulsionador do povoamento que se instalou em torno da capela de Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, o concelho festeja o seu 183º aniversário com muitos filhos da terra afastados do verde e do mar, mas certamente não esquecidos nesta data.

Join the discussion One Comment

Leave a Reply