Skip to main content
As nossas ilhas

Museus devem responder às novas necessidades culturais

Uma comitiva da Federação Mundial dos Amigos dos Museus (WFFM) foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal pelo vereador Bruno Martins.

Este é o primeiro ano em que Portugal assume o papel de anfitrião do Congresso Internacional daquela federação. A ocasião prevê a assinatura da “Declaração do Funchal”, que esclarece o facto de, neste ano Europeu do Património Cultural, os Museus deverem responder às novas necessidades culturais de uma sociedade em mudança. Participaram no Congresso 44 delegados membros da WFFM, em representação da Coreia do Sul, Singapura, Portugal, França, Austrália, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Itália, Argentina e Espanha, países membros da Federação, e que tiveram a oportunidade de “testemunhar o Funchal como uma cidade cosmopolita, que reúne cultura, história e natureza num cenário único”, destacou Bruno Martins.

Esteve igualmente presente no Congresso o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a maior organização internacional de Museus e profissionais, dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, representado pelo Presidente Luís Raposo, que acompanhou o Presidente da WFFM, Ekkehard Nümann, na assinatura do protocolo.

A WFFM nasceu em Barcelona, em 1967, e tem como principal objetivo fortalecer o valor dos museus a nível mundial, promovendo e salvaguardando o património cultural, e reúne atualmente cerca de 2 milhões de voluntários situados em várias partes do mundo e 18 países registados como membros ativos da Federação.

Join the discussion 833 Comments

Leave a Reply