Skip to main content
Aqui Perto

Mozart na Sé a não perder

By 22 Outubro, 2016No Comments

Mozart, ou melhor, as suas sonatas de Igreja, vão estar este sábado à noite na Sé do Funchal. A partir das 21h30, na principal igreja da Diocese, os sons do compositor vão ecoar com as mãos do organista Tiago Ferreira e da Orquestra Clássica da Madeira, sob orientação de Norberto Gomes.

foto: visitmadeira

foto: visitmadeira

 

Este evento, que se aconselha vivamente, acontece na segunda noite da sétima edição do Festival de Órgão da Madeira, uma iniciativa da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, com direção artística de João Vaz.

Wolfgang Amadeus Mozart, recorde-se, compôs as suas Sonatas de Igreja para serem executadas na Catedral de Salzburgo entre a Epístola e o Evangelho. De curta duração (a missa na catedral não podia exceder uma hora) estas peças são consideradas hoje em dia pequenas pérolas musicais, algumas das quais assemelhando-se a concertos de órgão e orquestra em miniatura, deliciando todos quantos as ouvem.

Até ao dia 30 deste mês, o VII Festival de Órgão da Madeira oferece aos madeirenses e visitantes um total de 11 concertos, todos eles com entrada livre, no Funchal e em Machico, nomeadamente na Igreja Matriz daquela cidade do leste da Madeira, enquanto na capital  realizam-se na Igreja do Colégio e Conventos de Santa Clara e do Bom Jesus no Funchal e ainda na Sé, Igrejas de São Pedro e de São Martinho. Co concelho de Machico, acontecem também na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no Porto da Cruz.

Como novidades, o programa do Festival de Órgão inclui este ano uma iniciativa dirigida aos mais novos com a organista Inês Machado e a contadora de histórias Sofia Maul, na tarde do próximo domingo, dia 24 de outubro.

Leave a Reply