Mozart, ou melhor, as suas sonatas de Igreja, vão estar este sábado à noite na Sé do Funchal. A partir das 21h30, na principal igreja da Diocese, os sons do compositor vão ecoar com as mãos do organista Tiago Ferreira e da Orquestra Clássica da Madeira, sob orientação de Norberto Gomes.
Este evento, que se aconselha vivamente, acontece na segunda noite da sétima edição do Festival de Órgão da Madeira, uma iniciativa da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, com direção artística de João Vaz.
Wolfgang Amadeus Mozart, recorde-se, compôs as suas Sonatas de Igreja para serem executadas na Catedral de Salzburgo entre a Epístola e o Evangelho. De curta duração (a missa na catedral não podia exceder uma hora) estas peças são consideradas hoje em dia pequenas pérolas musicais, algumas das quais assemelhando-se a concertos de órgão e orquestra em miniatura, deliciando todos quantos as ouvem.
Até ao dia 30 deste mês, o VII Festival de Órgão da Madeira oferece aos madeirenses e visitantes um total de 11 concertos, todos eles com entrada livre, no Funchal e em Machico, nomeadamente na Igreja Matriz daquela cidade do leste da Madeira, enquanto na capital realizam-se na Igreja do Colégio e Conventos de Santa Clara e do Bom Jesus no Funchal e ainda na Sé, Igrejas de São Pedro e de São Martinho. Co concelho de Machico, acontecem também na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no Porto da Cruz.
Como novidades, o programa do Festival de Órgão inclui este ano uma iniciativa dirigida aos mais novos com a organista Inês Machado e a contadora de histórias Sofia Maul, na tarde do próximo domingo, dia 24 de outubro.