Skip to main content
As nossas ilhas

Metade do país já viajou no Lobo Marinho

By 3 Junho, 2016Agosto 25th, 20161.239 Comments

English version here


As contas são fáceis de fazer. 

No mês em que se assinalam os 20 anos de linha marítima para o Porto Santo, a estatística mostra que 5.323.000 passageiros embarcaram nos portos do Funchal e da ilha dourada, o que significa, grosso modo, que se cada português residente no pais tivesse navegado naqueles dois navios, já metade tinha experimentado os ferries.

A aposta da empresa do Grupo Sousa, que recebeu a concessão da linha em 1995, foi claramente ganha. Não obstante a primeira experiência feita nesse ano com um navio fretado, a chegada do primeiro “Lobo Marinho” à Madeira, em Junho de 1996, veio marcar claramente a viragem na história dos transportes marítimos portugueses.
Os anos passaram, os hábitos recriaram-se e mais de seis mil viagens depois, os madeirenses e os turistas estão rendidos ao conforto e à qualidade da travessia diária de 43 milhas náuticas para cada lado que, assim de repente, nos fazem recuar vinte anos.

E quando se fala em recuar, os números levam-nos também ao primeiro ano de atividade do velhinho navio, adquirido na Grécia, que iniciou as viagens a 6 de junho de 1996 e que, um ano depois, tinha visto embarcar 156 mil passageiros. Um marco, à época, impensável e que fazia com que a estatística subisse 52 mil pessoas embarcada em relação a todo o ano de 1994.

Cinco anos depois, com um passado de curiosidades pinceladas aqui e ali na história dos transportes marítimos – e que vão aqui ficar nos próximos dias – o mítico número de 300 mil passageiros transportados num ano é alcançado. Entre 2004 e 2005, o segundo ano em que o atual navio operou, o número bateu nos 304.722 embarques.
Curiosamente, para os mais cépticos, essa seria uma fasquia inalcançável. Mas não se ficou por aqui a escada de recordes que se subiu durante os anos seguintes.

A Porto Santo Line quase encostou mesmo os números aos 361 mil, quando a 5 de junho de 2008 fechou a operação anual, no melhor ano de sempre na história do transporte interilhas e com a bandeira do recorde içada até hoje nessa fasquia.
Desse ano até 2013 a estatística não esteve sorridente para os lados da Porto Santo Line, mas a recuperação da linha tem vindo a acontecer, com um aumento anual de passageiros transportados a ser notado quando olhamos para os dados que nos apontam para um aumento de quase vinte mil passageiros anuais ao fechar este 20º ano de atividade.

Mais de 6.300 viagens depois, o navio que alisou as águas da travessa em 347 viagens em 2008 (uma média de quase uma por dia), está aí para madeirenses e visitantes.
Tem um diário de bordo recheado de curiosidades que nos mostram que, pegando no início do texto, se as passagens tivessem sido usadas apenas por madeirenses, cada um teria ido, em média, 20 vezes ao Porto Santo.


A partir dali, durante anos, foi só quebrar recordes. Sempre tendo por referência a baliza temporal junho/junho, fomos remexer nos arquivos e descobrimos a barreira dos 200 mil ultrapassada no quarto ano de navegação, no caso ainda com o navio antigo.




Join the discussion 1.239 Comments

Leave a Reply