Skip to main content
As nossas ilhas

Funchal hasteou com orgulho mais três distinções

By 21 Fevereiro, 2017No Comments

A Câmara Municipal do Funchal hasteou esta manhã as três bandeiras recebidas em 2016, no que respeita a Autarquia Mais Familiarmente Responsável, entregue pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, o Galardão Eco XXI, entregue pela Associação Bandeira Azul da Europa e o de Cidade de Excelência, entregue pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.

O Presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, não disfarçou o orgulho e quis explicar a origem de cada um dos prémios. O primeiro, o da bandeira verde de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’, foi entregue pelo respetivo Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. No ano passado, a que esta distinção diz respeito, foram 58 as autarquias reconhecidas, ainda que apenas 37 recebam a bandeira de excelência, com palma, que diferencia os municípios que recebem este prémio há três ou mais anos consecutivos, como é o caso do Funchal.

No campo ambiental, e depois de 2015, a Câmara Municipal do Funchal foi galardoada pela segunda vez com a Bandeira Verde ECOXXI. Este programa é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e visa premiar as autarquias com boas práticas ambientais, num galardão que “tem por base a monitorização de valores relacionados com a educação ambiental e a sustentabilidade, a qualidade do ar e da água, o ordenamento do território, o ruído, a gestão dos resíduos, a eficiência energética, a limpeza e os espaços públicos, entre outros, que fazem do Funchal uma cidade exemplar”, reiterou o Presidente.

A Câmara Municipal do Funchal recebeu, ainda e pela primeira vez, um Certificado de Acessibilidade, atribuído pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, no âmbito dos “Itinerários Turísticos Acessíveis de Portugal”. Ao certificado juntou-se a manutenção da Bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência  e a inclusão do Funchal num projeto piloto a nível nacional, liderado pelo Turismo de Portugal, que criou um itinerário acessível da cidade no site VisitPortugal. A escolha do Funchal para ter um roteiro acessível no referido portal centrou-se no reconhecimento do trabalho e planeamento realizado pela Autarquia no que respeita às condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Leave a Reply