Skip to main content
As nossas ilhas

Preservação das lojas com história começou hoje

By 22 Fevereiro, 2018No Comments

Identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da baixa da cidade do Funchal foi o objectivo da Câmara Municipal do Funchal, que hoje aprovou, em reunião semanal do executivo, o Regulamento Municipal do Reconhecimento e Proteção das “Lojas com História”. As lojas de rua, conforme salientou o presidente Paulo Cafôfo, “são espaços que, pela sua longevidade e carisma, são indissociáveis da identidade do Funchal, pelo que à Câmara Municipal cabe envidar todos os esforços no sentido de valorizar este património comum.”

Para além da sua importância económica, estas são lojas que têm um evidente interesse cultural e turístico, “permitindo-nos cruzar duas estratégias fundamentais para este Executivo: por um lado, a revitalização do comércio e serviços, com o estímulo à economia local e por outro, a Estratégia Municipal de Turismo, garantindo que quem nos visita, continua a usufruir de uma oferta genuína”.

Após a aprovação pela vereação, segue-se o parecer da Direcção Regional de Cultura (DRC), o período de discussão pública e, finalmente, a aprovação em Assembleia Municipal.

Do novo regulamento municipal consta a proposta de critérios de classificação relacionados com a actividade das lojas. Serão tidos particularmente em conta aspectos como a longevidade e o significado para a história local; o património material, onde é considerado o valor arquitectónico e artístico da loja, assim como do seu espólio e o património imaterial, que atende à importância da loja na memória e na vivência da comunidade local.

Leave a Reply