Skip to main content
As nossas ilhas

Como se faz um peixe

By 31 Janeiro, 2018536 Comments

O Centro de Maricultura da Calheta (CMC) fica plantado na foz da ribeira da sede do concelho com o mesmo nome. Tem, desde Outubro de 2000, data da sua inauguração, a denominação de Centro Manuel Bazenga Marques.

Discreto e virado para o mar situado no litoral da Vila da Calheta, tem sido um motor na economia da Região Autónoma da Madeira, uma vez que apoia o desenvolvimento da indústria de aquicultura marinha, que tem vindo a aumentar a sua expressão nos últimos anos.

O centro promove semanalmente visitas guiadas e leva até às escolas do município um programa de experimentação com diversos organismos da cadeia alimentar marinha para a divulgação de aspetos da ciência, da tecnologia e da produção aquática. Constitui, por isso, uma excelente proposta de visita para quem tem curiosidade de saber “como se faz um peixe”.

Os objetivos do Centro passam por promover a educação em ciência e tecnologias aquáticas, a formação e treino em aquicultura, providenciar serviços de extensão aos estabelecimentos de cultura privados, produzir e fornecer juvenis aos estabelecimentos de cultura regionais, entre outros, sendo possível ver, aquando da visita, os seus diversos edifícios com áreas laboratoriais, área de formação, zonas de maternidade, sala de mergulho, zona de máquinas e outras mais administrativas.

A maternidade do CMC tem uma capacidade de produção instalada de 400.000 juvenis de 1 g por ciclo de produção. Anualmente, podem realizar-se três a quatro ciclos de produção, sendo a dourada a espécie mais produzida. A produção de larvas e de juvenis de peixe realiza-se de forma semi-intensiva, em grandes tanques de cultura.

Join the discussion 536 Comments

Leave a Reply