A Câmara Municipal de Porto Moniz assinou recentemente com diversas instituições protocolos que permitem que se desenvolva uma política de fomento e apoio de âmbito social, nomeadamente de cariz humanitário, cultural, recreativo e desportivo.
No Salão Nobre da Câmara Municipal, sob a presidência do autarca Emanuel Câmara, foram celebrados protocolos de cooperação financeira entre o Porto Moniz e as diversas entidades a vigorar este ano, num total de 282 890 euros, divididos da seguinte forma:
Associação Cultural e Recreativa do Porto Moniz 17 280 euros;
Associação dos Idosos do Porto Moniz 4 320 euros;
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz 120.000 euros;
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira 500 euros;
Associação Sócio-Cultural do Seixal 15 840 euros;
Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz 90 880 euros;
Clube Naval do Seixal 34 070 euros;
Para além destes protocolos com o associativismo do concelho, o Município de Porto Moniz desenvolveu também outras plataformas de entendimento com entidades que têm ou não a sua sede no concelho.
No âmbito social, vai ser prestado apoio ao longo deste ano ao Centro de Atividades Ocupacionais de Porto Moniz e São Vicente, à Fundação Mário Miguel e à Casa do Povo de Porto Moniz, com atribuição de apoio logístico, transportes e pecuniário, sempre que seja solicitado. À Associação de Promoção e Cultura do Atlântico, através da atribuição de verba destinada à operacionalização do Gabinete de Apoio ao Idoso.
No Âmbito Cultural, será dado apoio logístico e de transportes à Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, visando uma oferta cultural e diversificada a todos os nossos munícipes. Também a Associação “Retoiça” tem direito a apoio logístico, transportes e pecuniário, possibilitando concertos musicais numa lógica de música na natureza.
No Âmbito Desportivo, a Associação de Atletismo da Madeira; Associação de Canoagem da Madeira; Associação de Ciclismo da Madeira; Clube Montanha do Funchal; Associação de Motociclismo da Madeira; Associação de Surf da Madeira; Clube Desportivo Nacional; Clube Sport Marítimo, Associação de Pesca da Madeira e Clube Naval do Funchal foram contempladas. Está protocolado apoio logístico, transportes e pecuniário, proporcionando condições para a prática de diversas modalidades desportivas, que se desenvolvem desde o mar à serra.
Na Educação, as escolas do concelho contarão com apoio logístico, técnico, transportes e pecuniário, salaguardando as melhores condições para os alunos do concelho.
Não foi esquecida a actividade religiosa no concelho. Foi atribuído apoio às várias fábricas paroquiais, através de apoio logístico, técnico, transportes e pecuniário – sempre que solicitado, contribuindo desta forma para a preservação do património arquitetónico e conservação de tradições e festas religiosas.
Por fim, ao nível da saúde pública, a Associação AMAW – MADEIRA ANIMAL WELFARE recebeu uma verba destinada a controlar a reprodução de canídeos e felídeos errantes do concelho.