Se está a preparar a sua semana coloque na agenda a primeira missa do parto. As novenas do Menino Jesus, nome católico das celebrações a que cada vez mais madeirenses aderem, iniciam-se na madrugada do próximo dia 15, em algumas freguesias, ou 16, na maioria das paróquias da Região. Apesar de a origem das missas do parto remontar ao povoamento da ilha, a tradição nem sempre fascinou da forma como no século XXI se vive aquele património imaterial, com autênticas multidões a acorrerem às igrejas, mais propriamente ao adro do que ao interior o templo.
A par do serviço religioso, há a filarmónica, muitas vezes os cantores, o fogo, as iluminações da igreja e do espaço envolvente, para que nada falte na animação que todos procuram no lado de fora da igreja. Há também festas em que os emigrantes, que depois de enriquecerem nos países de acolhimento, fazem promessas de pagar as despesas todas das novenas, mas normalmente quem se levanta para as missas do parto, o primeiro grande acontecimento social do Natal madeirense nem sabe disso.
Paradoxalmente, à semelhança do que acontece no Verão nas praias e nos bares, os madeirenses frequentam as igrejas mais “in” e espalham as redes sociais de momentos do evento, dia após dia, fazendo eles próprios a novena das fotografias e das ponchas e licores que beberam para começar bem o dia de trabalho.
Join the discussion 22 Comments