De acordo com a TAP, entre 1/10 e ¼ da população adulta tem medo de voar. E ter medo de voar pode ser um handicap muito grande, particularmente num mundo cada vez mais pequeno em que as pessoas entram em aviões como há uma geração se entrava num autocarro ou comboio.
Uma parceria entra a transportadora e a Unidade de Cuidados de Saúde Integrados do Grupo TAP permitiu criar e desenvolver o programa Ganhar Asas.
Uma equipa multidisciplinar (dois psicólogos, um piloto, um assistente de cabine e um engenheiro de manutenção) acompanha um pequeno grupo de até doze pessoas ao longo de 24 horas de formação ao longo de dois dias e meio, incluindo sessões em maquetas em tamanho real de um avião, em simuladores de voo, numa visita a um avião em manutenção e finalmente um voo, entre Lisboa e Madrid.
Ao longo dos anos foram-se fazendo estes cursos, sendo que em 2016 se vai realizar apenas mais um, o 50º da história da TAP, e que vai ter lugar em Lisboa nos doas 17, 18 e 19 de Novembro.
Para doze participantes, será talvez a oportunidade de ultrapassar o receio de voar, e começar a usufruir das possibilidades abertas pela mobilidade aérea. Em termos de preços, são 75 euro para a consulta de avaliação inicial, e mais 750 para o curso propriamente dito, o que inclui a formação, refeições, documentação de apoio, e o voo Lisboa-Madrid-Lisboa, com toda a equipa.