Amanhã, às 21h00, é inaugurada virtualmente a nova exposição da coleção do MUDAS.Museu. “O princípio do (In)visível – A coleção do Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta. Esta exposição surge no seguimento das mostras anteriores da coleção permanente do Museu ‒ “Experiência da Forma I e II”‒, procurando, apresentar uma nova leitura sobre uma estrutura narrativa tendo por base a coleção da casa.
Esta exposição traz à evidência, além de um renovado olhar sobre a coleção do MUDAS, obras menos vistas do acervo e uma seleção das aquisições efetuadas nos últimos três anos pelo Museu, integrando peças de Edgar Martins, Hélder Folgado, Daniel Melim, António Barros, Ana Perez-Quiroga, Miguel Palma, Beatriz Horta Correia, Pedro Cabrita Reis e Hugo Brazão.
Inclui também algumas das obras em depósito, como as peças de Jorge Pinheiro “sem título” de 1968 e “Aquiles” de 1981, pertença da coleção do Novo Banco, a obra “WYSIWYG (What you see is what you get)”, 2009, de Duarte Encarnação, ou um conjunto de plexiglass recortados de autoria de Lourdes Castro da propriedade dos CTT Portugal, também em depósito no MUDAS, entre outras obras. Integra, pintura, escultura, desenho, fotografia, objetos e instalação, procurando apresentar uma leitura diacrónica da diversidade criativa que marca os últimos setenta anos de produção artística contemporânea em Portugal Continental e nas Ilhas, apontando ainda baterias para a produção artística mais recente levada a cabo por alguns dos artistas madeirenses que, mais recentemente, passaram a integrar a coleção do MUDAS.Museu.
Adaptando a sua estrutura às necessidades da situação presente, o Museu de Arte Contemporânea desenvolveu em parceria com o fotógrafo Gregório Cunha uma visita virtual imersiva que através de um site permitirá ao público “inaugurar” virtualmente e no conforto da sua casa a exposição agora concluída, através de uma experiência de visualização 360o, interativa e dinâmica das diferentes áreas do Museu e das obras em exposição.
A plataforma www.mudasmuseuvirtual.com possibilitará fazer um percurso virtual, fluido e intuitivo, pelas exposições em cartaz, servindo de antecipação a uma visita física ao Museu. O site disponibiliza 45 pontos de navegação virtual e simultaneamente 45 pontos de visualização 360 graus. Está apto para navegação nos vários browsers e através dos dispositivos informáticos tradicionais, permitindo também a utilização em tablets e smartphones. Inclui ferramentas de visualização para uso de óculos RV ou de outros dispositivos de realidade virtual.
A inauguração virtual está prevista para as 21 horas no site www.mudasmuseuvirtual.com