Skip to main content
As nossas ilhas

Uma levada entre palheiros e vistas desafogadas

 

Se gosta de vistas desafogadas e de ver o mar a nossa proposta para um destes dias vai para a Levada Nova do Arco da Calheta. Um passeio dentro da floresta endémica ou espécies introduzidas, num cenário verde que mostra de quando em vez janelas sobre o oceano e o casario das freguesias do Arco e da Calheta.

A levada,  que é um canal recente, serpenteia a zona alta da freguesia ao longo de 15,9 quilómetros, desde a Central Hidroelétrica da Calheta até o Lombo de São João (Caminho Fonte do Coxo), já no vizinho concelho da Ponta do Sol.

Ao longo do trajeto, que é plano e de dificuldade média, vão surgir muitos exemplos de palheiros e imóveis isolados que estão a ser recuperados, para segunda habitação ou para projetos turísticos, destacando-se alguns deles por serem de turistas que visitam a Madeira e se deixam encantar pelas suas belezas.

O concelho da Calheta, pelas condições naturais que dispõe, pelo clima quente durante quase todo o ano, pela tranquilidade que concentra em quase todo o território e pela aposta estratégica levada por diante pelas entidades locais, assume-se como uma das localidades preferidas para a fixação de turistas seniores, que optam por residir grande parte do ano no concelho da Calheta.

Ao longo do extenso percurso existem vários locais onde pode sair para a estrada, se não quiser fazer todo o traçado.

 

Join the discussion 4.291 Comments

Leave a Reply