Ponta do Pargo tem o farol mais alto e mais visitado de Portugal

Inaugurado em 1922, o farol da Ponta do Pargo não é só o farol mais a oeste da ilha da Madeira. Situado na freguesia extrema do concelho da Calheta, é o farol mais alto de Portugal, com a sua luz a 312 metros acima do nível do mar.

Nos últimos dias, a estatística revelou que aquela edificação, que tem também um museu, foi o farol mais visitado do país em 2017, com mais de 14.200 visitantes e não é para menos. Os seus anéis e as faces do espelho que faz o farol tornam-no uma obra de arte pouco vista em Portugal, como mostra o vídeo.

O farol em si tem uma altura de 14 metros, mas surge sobre uma arriba de cerca de 300 metros sobre o Oceano Atlântico, numa zona em que a paisagem sobre toda a costa sul da ilha da Madeira se recorta nas ondas muitas vezes revoltas, que terminam no calhau rolado tão típico da nossa terra. Uma fotografia que não se esquece.

As peças que retratam os faróis da Madeira, com fotografias e documentos muitas vezes escondidos em gavetas e armários, além de vários elementos que constituem aquelas estruturas, merecem um passeio até a Rua do Farol, nº1, às instalações da Autoridade Marítima Nacional.

Electrificado desde 1989 e declarado património de valor cultural para a Região uma década mais tarde, o farol merece ser visitado numa próxima ida ao concelho da Calheta.

PARTILHAR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone