Skip to main content

nini%2B1.jpg

De quando em vez, aterra no nosso mapa um ponto e paragem obrigatório.

De quando em vez, temos ali à mão de semear um lugar magnífico, que nos faz sentir grandes e importantes, porque não é todos os dias que temos na nossa cidade uma cadeira do Ronaldo, um sofá em homenagem às Dunas do Porto Santo e uma distinção da Presidência da República. O Nini Design Centre tem isso tudo para lhe mostrar. E ainda por cima a entrada á gratuita. Se quiser, pode e deve ficar para almoçar ou jantar.

Fui lá esta semana. Enchi os olhos com os calhaus, apreciei tudo o que a arte da designer madeirense tem para mostrar e ainda consegui deliciar-me com a vista sobre o oceano atlântico que me aparecia do outro lado da varanda.

O Nini Design Centre não é de acesso interdito e muito menos de acesso pago. É um local onde as peças premiadas e as outras estão à sua espera, com aquele toque de classe e minimalista que a mulher que só veste de preto ou branco empresta, numa mistura perfeita entre o que a mente cria e o que as mãos conseguem desenhar.

esplanada%2Bnini.jpg

Os seus traços são inconfundíveis, apesar de não ser fácil entender o ponto preciso onde o lápis tocou o papel pela primeira vez, quase não há arestas nas suas pedras, nos seus sofás, nas linhas que se deitam sobre o azul do Atlântico e nos fazem querer viajar.

Recebe-nos no forte. Ainda que ausente em corpo, a presença é constante, nas paredes que nos ladeiam e onde existem fotos suas, mas sobretudo na sua imponente criatividade que nos levanta o olhar para uma tela, um simples apontamento.

Vi tudo ao pormenor, Uma caixa, um colar, um sofá, a réplica da cadeira de ouro feita para o Ronaldo e o sofá em forma de duna do Porto Santo que é tão querido à designer.

Sente-se o seu génio, como se no ar ficasse o aroma das suas criações, as que emanam o doce da cana de açúcar do Savoy Saccharum Resort & Spa, na Calheta ou de um outro hotel em várias cidades do mundo onde está o seu toque.

Aproveite e relaxe na esplanada virada para o mundo azul que se perde à sua frente e, se aliar a sua visita a uma hora de almoço fique na sala onde se homenageiam os meninos que se atiravam ao mar em busca de moedas atiradas por turistas. Não perca a oportunidade de ver as moedas originais. Apanhadas por pessoas que se eternizaram nas fotos que emolduram a sala, retalhos da história de quem se tornou atração turística ao longo de décadas no século XX na baía do Funchal.

noite%2Bnini.jpg

Aproveite que é de graça chegar à esplanada mais relaxante da nossa cidade, entre no mundo de sonhos de Nini e delicie-se com a paisagem para o lado do antiteatro ou a do por-do-sol. O que importa é que vá. Suba o elevador ou as escadas, aproveite o fim de semana ou o fim de tarde durante a semana, mas vá. Viva o centro de exposições que a nossa cidade tem para oferecer e delicie-se com os prémios, as distinções, mas sobretudo com a coleção que nos oferece uma mulher que o mundo já conhece como Nini, a designer madeirense.

Join the discussion 1.700 Comments

Leave a Reply