Skip to main content
Lá por Fora

Mil milhões de turistas em 2016

By 9 Novembro, 2016Novembro 21st, 2016516 Comments

Ao longo dos primeiros nove meses do ano já houve quase mil milhões de turistas em todo o mundo. Trata-se de um aumento de 34 milhões em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo (UNWTO).

 

 

homestay

A procura por turismo continuou forte ao longo dos primeiros nove meses de 2016, embora o crescimento se registe a um ritmo mais lento. Embora alguns destinos registem resultados francamente positivos, outros sofrem o impacto de circunstâncias negativas, quer no próprio país, quer na região em que se encontram.

“Nenhum destino está imune a riscos. É preciso aumentar a cooperação na forma de reagir e prevenir estes riscos, nomeadamente nas áreas da segurança, e é preciso fazer do turismo e dos turistas uma parte integrante do planeamento de segurança e de emergência”. A afirmação é de Taleb Rifai, secretário-geral da UNWTO, a organização das Nações Unidas para o turismo.

Dito isto, acrescenta que “o turismo é uma das actividades mias resilientes e de maior crescimento, embora também seja muito sensível a riscos e perigos, quer reais quer inferidos”.

O crescimento do turismo foi liderado, a nível global, pela região Ásia/Pacífico (+9%). Na Europa, o continente onde o turismo tem mais peso, quer como destino, quer como origem, o crescimento foi muito menor, na ordem dos 2%. Melhorias superiores a 10% em Espanha, Portugal, Hungria e Irlanda são compensadas por resultados muito fracos em França, Bélgica e Turquia.

Os gastos turísticos estão a crescer nos EUA (+9%), Alemanha (+5%), Reino Unido (+10%), em França (+3%).  Na Russia caiu 38%. Mas em oito mercados de origem menos importantes, o crescimento está acima dos 10%:  Egipto, Argentina, Espanha, India, Tailandia, Ucrania, Irlanda e Noruega.

Join the discussion 516 Comments

Leave a Reply