Skip to main content
Inesquecível

Já viu o novo miradouro da Levada dos Cedros?

Hoje propomos-lhe um passeio fascinante pela Levada dos Cedros, um dos percursos daqueles de cortar a respiração. Não pelo cansaço de subir e descer no seu percurso, mas pela beleza do cenário com que se vai deparar, curva após curva. Mesmo que não veja mais do que a copa das árvores sobre a sua cabeça…

Não é demais dizer-lhe que a Levada fica no coração da Laurissilva, a nossa floresta mais encantadora do que encantada, mas que transmite magia à medida que nos cruzamos com o percurso que a água faz e com que estamos sistematicamente a deparar-nos ao longo do caminho.

Comece o passeio pela zona do Fanal, onde os urzais, típicos das zonas altas de montanha, lhe darão as boas vindas e dali siga o percurso assinalado e seguro, onde encontrará degraus de madeira que se estendem encosta abaixo na freguesia do Seixal. Depois disso, o passeio passa para a freguesia da Ribeira da Janela, podendo, quando encontrar finalmente o curso da água, virar para a esquerda, onde vai encontrar a madre da levada, ou para a direita onde o curso de água parece que o acompanha e os urzais são substituídos pela floresta Laurissilva.

A cereja em cima do bolo é o recente miradouro, no final de um trilho, incluído recentemente no trabalho de recuperação da levada, onde pode aproveitar para descansar e apreciar a beleza da área à sua volta.

Volte à levada e encontre, então, zonas mais largas e outras mais estreitas, mas todas particularmente bonitas, com pontes feitas em madeira, miradouros, bancos de pedra para descansar e um lençol verde que se estende por todo o percurso. Não se esqueça de levar todo o lixo quando terminar o percurso, que encontrará no final da escadaria que o levará de novo à estrada.