Skip to main content
As nossas ilhas

Há riscos bons de correr

By 4 Fevereiro, 20181.183 Comments

Há riscos bons de correr. Que o digam milhares de pessoas que todos os meses percorrem a Levada do Risco, como um dos mais bonitos percursos feitos nas serras da Madeira.

A levada é conhecida de inúmeros madeirenses e torna-se inesquecível para os turistas que a experimentam. Tanto os locais como os visitantes percorrem aquele trilho, no concelho da Calheta, muitas vezes em silêncio, encantados pela paisagem em diversos tons de verde e a ouvir o canto das águas que dançam no basalto negro que nos segue por todo o caminho.

O percurso pode ser feito a partir de duas “entradas”, mas tanto pela zona do Rabaçal como pela Zona de Lazer da Caldeira, é extremamente fácil encontrar o fio à meada. Aconselha-se a primeira opção, porque além de ter lugar para estacionar a viatura, a Câmara Municipal da Calheta disponibiliza uma viatura para ligar o local à entrada da levada, a dois quilómetros de distância. Por cinco euros pode fazer a descida e a subida de volta no final do dia, ou usar apenas 3 euros para regressar à estrada principal, no final do passeio que dura cerca de três horas.

A Levada do Risco, que corre paralela à das 25 Fontes, é o seu destino, fazendo-se o seu percurso no ventre da floresta Laurissilva.

O risco, ali, começa e acaba no nome da levada, aconselhada mesmo para ser feita por famílias com crianças pequenas, mas deve ter atenção que quando chove o piso torna-se mais escorregadio.

 

Join the discussion 1.183 Comments

Leave a Reply