A Câmara Municipal do Funchal, em mais uma medida para revitalizar o comércio do Funchal, está a reforçar, otimizar e modernizar a iluminação pública da Baixa da cidade. Esta iniciativa surge da necessidade de suprimir carências na iluminação em diversas ruas do Centro Histórico do Funchal, em vários casos a pedido dos próprios comerciantes, no âmbito do trabalho de grande proximidade que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia junto dos mesmos.
Segundo o presidente Paulo Cafôfo, “esta é uma medida que valoriza o espaço público, e que confere segurança e conforto, quer para os nossos comerciantes, quer para residentes e turistas, com evidentes efeitos multiplicadores naquela que é dinâmica da cidade à noite”. O projeto será executado em duas fases, já começou a ser concretizado na Rua das Pretas e representa, na primeira fase, um investimento municipal de 65 mil euros.
A intervenção consiste na substituição das luminárias existentes, no reforço em número, se for caso disso, e na adequação da iluminação à rua, através do ajuste da temperatura e da cor. A Rua João Tavira, a Rua dos Tanoeiros ou a Rua do Frigorífico são exemplos de ruas a intervir desde já, nesta primeira fase.
Os benefícios da tecnologia que será instalada são múltiplos, destacando-se, desde logo, a redução significativa dos custos de consumo. As luminárias LED que substituíram as convencionais da Rua das Pretas, garantem uma redução de custos de consumo anuais na ordem dos 78%.