Skip to main content
As nossas ilhas

Engenho da Calheta, um legado a visitar

Com décadas quase incontáveis de implantação no coração da vila, o conhecido Engenho da Calheta arrasta atrás de si e do adocicado aroma da calda, muita da história da produção de mel da Madeira.

Um dos mais antigos engenhos da Madeira, põe as máquinas a trabalhar uma vez por ano, normalmente logo a seguir à Páscoa, levando a que o principal acesso à vila da Calheta seja povoado de carros de cana-de-açúcar enfileirada na carroçaria, quase geometricamente colocada desde os campos onde é colhida.

Herdeira de um período de grande desenvolvimento industrial, a Sociedade de Engenhos da Calheta nasceu na altura do segundo grande ciclo do açúcar, quando o calendário marcava o início do século XX.

É um museu vivo, onde se produz rum de qualidade, a partir da fermentação e cuidada destilação e onde nasce um mel de cana de sabor inconfundível, apreciado em todo o mundo.

Aproveite o feriado para uma ida ao Museu, que está aberto amanhã entre as 10 e as 19 horas, com entrada gratuita.

A maquinaria que se liga uma vez por ano para fabricar aguardente e mel, é podem ser visitadas todo o ano. Não se esqueça, por isso, de passar pela sala de provas e bar-adega que esperam por si.

Join the discussion 4.389 Comments

Leave a Reply