Skip to main content
Uncategorized

De onde vem a letra do Bailinho da Madeira

O município da Calheta candidatou a letra do Bailinho da Madeira às 7 Maravilhas de Portugal. A história por detrás da música inconfundível que se ouve nos quatro cantos do mundo e que é reconhecida por qualquer madeirense, esteja onde estiver, é conhecida por poucos.

Hoje, deixamos aqui a origem dos versos feitos por um dos homens mais notáveis que aquele concelho viu nascer, oriundo de uma família pobre, como tantas outras, mas dono de uma riqueza incalculável em criatividade.

Foi por meio da poesia popular, na maior parte das vezes espontânea, que João Gomes de Sousa se tornou famoso fora do concelho, usando a crítica social de forma inteligente,  para tecer comentários cantados sobre a situação política e económica da primeira metade do século XX.

Em 1938, o Feiticeiro da Calheta deslocou-se ao Funchal com o Rancho Folclórico do Arco da Calheta, com o intuito de participar na primeira Festa das Vindimas. Nessa, onde foi promovido um concurso de Ranchos Folclóricos, tocou e cantou pela primeira vez o Bailinho da Madeira, o que lhe valeu o primeiro prémio. Foi nessa altura que João Gomes de Sousa começou a chamar a atenção de todos, tendo inclusivamente o autor cantado alguns versos ao então Presidente da República, Óscar Carmona.

Foi Max que, onze anos depois, fez alguns arranjos musicais à letra e notabilizou de uma vez por todas o nosso bailinho pelas rádios. O som chegou aos ouvidos de todos, incluindo do autor, que não achou graça ao plágio, indo esperar por Max numa visita ao Funchal e confrontando-o com a usurpação da letra. O cantor entregou 20$00 ao Feiticeiro da Calheta, tendo depois desse episódio se tornado amigos. Juntos, animaram vários arraiais, como o do Monte, da Ponta Delgada e Loreto e mesmo ainda no Hospital da Calheta, numa festa, em 1964.

João Gomes de Sousa faleceu a 8 de julho de 1974, na sua residência, no Lombo do Brasil, mas ainda hoje é respeitado por todos quantos ouviram falar da sua notável obra.

O número de telefone para votar no Bailinho da Madeira é 760207764

Join the discussion 4.372 Comments

Leave a Reply