Skip to main content
As nossas ilhas

A origem da Festa dos Compadres

foto: visitmadeira

O Carnaval na Madeira começa a norte. A realização da tradicional e concorrida “Festa dos Compadres” é o pontapé de saída de um dos maiores cartazes turísticos da ilha, mas nem por isso arrasta muitos turistas à conhecida cidade das casas típicas de Santana.

A festa dos compadres acontece sempre uma semana antes do fim de semana de Carnaval e este ano é a 18 e 19 de Fevereiro, embora a 16 já aconteça a primeira “reunião” de compadres e comadres, com um cariz mais caseiro.

O acontecimento remonta aos anos 20 ou 30 do século passado, quando eram frequentes as rivalidades críticas e sátiras entre as famílias locais. O carteiro era a figura central, pois era ele que levava a mensagem, por vezes mais picante, entre as famílias. Quanto ao desfile, esse realizou-se pela primeira vez em 1964, portanto, há mais de meio século de existência e passeia pelas principais ruas da sede de concelho uns bonecos gigantes que no domingo são julgados em frente da multidão. Fala-se das suas falcatruas, traições conjugais, corrupção, tudo gira à volta da sátira social e política.

Nesse ano, os compadres fizeram um caixão imitando o enterro da comadre e alguns casais (compadres e comadres), deram uma volta pela então vila de Santana a rezar e a chorar a morta. A figura, feita de trapos, é então apreciada por todos os que podem “conhecer” a prevaricadora.

O evento, que normalmente faz aumentar a procura pelas unidades hoteleiras do concelho de Santana, termina com o julgamento dos Compadres e das Comadres que são acusados de infidelidades várias e outros pecados, sendo no final queimados publicamente num grandioso e efusivo ritual para grande gozo das centenas de visitantes.
 Haverá também uma grande variedade de especialidades gastronómicas regionais e muita animação.

Join the discussion 4.525 Comments

Leave a Reply