NRP Douro chega na próxima semana à Madeira

Chega na próxima semana à Madeira, pela primeira vez, o “NRP Douro”, o mais novo navio da Marinha Portuguesa.

O navio, comandado pelo 1º Tenente Vacas de Carvalho, é gémeo do “NRP Tejo”, que já vimos nos nossos mares nos primeiros meses deste ano e será apresentado oficialmente no próximo dia 15, no Rio Douro, de onde sairá, de resto, em direção à nossa Região.

Uma vez atribuído ao comando de Zona Marítima da Madeira, o NRP Douro, com o número de amura P591, fará missões de busca e salvamento, de fiscalização de pesca e actividades marítimo-turísticas e de apoio ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza nas reservas Naturais das Ilhas Selvagens e das Ilhas desertas e ao Destacamento Local de Polícia Marítima nas Ilhas Selvagens, que ali trabalha desde há um ano.

Durante os meses de Verão, é natural que o novo “patrulha” suscite alguma curiosidade junto dos amantes de navios, uma vez que é o mais novo meio aumentado ao efectivo na Marinha, depois de ter sido adquirido à Marinha Real Dinamarquesa.

Da classe Stanflex 300, este patrulha costeiro tem autonomia para navegar sete dias e embarca uma tripulação de 4 oficiais, 4 sargentos e 16 praças, um total de 24 elementos, uma guarnição de menos 9 pessoas do que os patrulhas da classe Cacine.

A partir da próxima semana, teremos oportunidade de ver mais de perto o segundo navio deste tipo da Marinha Portuguesa.

 

PARTILHAR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

Leave a Reply