CMF sugere que ”deixemos o sexo em paz”

By 7 Março, 2017Aqui Perto

A Câmara Municipal do Funchal assinala esta quarta-feira o Dia Internacional da Mulher, com um programa de atividades que promete.

A começar por pedir que “Deixemos o Sexo em Paz”. Não, não é uma proposta da edilidade, é o nome da peça da atriz Maria Paulos, que terá três sessões abertas ao público na Sala da Assembleia Municipal, marcadas para as 11, 15 e 18 horas. Uma boa “desculpa” para todos os funchalenses visitarem o edifício dos Paços do Concelho e usufruir, de forma gratuita, desta obra, englobada num projeto pedagógico nacional sobre Amor e Educação Sexual.

A vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Igualdade de Género, assume a aposta da CMF no evento para integrar nas comemorações do Dia da Mulher um espetáculo que anda a percorrer o país desde há vários anos. Aborda temas como a igualdade de género e a violência doméstica, justamente porque estas temáticas têm sido muito importantes para a equipa camarária ao longo do presente mandato.

Madalena Nunes reforçou que o dia 8 de Março é muito especial, por isso a autarquia decidiu, este ano, inovar. A câmara, que sempre encarou as questões da igualdade de género, faz questão de assinalá-lo com atividades que considera de valor acrescentado, a nível didático e pedagógico, e com as portas abertas a toda a população. O passo dado este ano pretende chegar de forma diferente à população.

Esta é uma peça de teatro a partir da obra do Nobel da Literatura Dario Fo, sendo um monólogo em tom de comédia, onde se tratam de forma séria assuntos do sexo que ainda são tabu, focando as relações humanas e afetivas. Maria Paulos interpreta 21 personagens diferentes, ao longo de cerca de 1h15m em cena.

Mas o programa do Dia começa mais cedo, com uma caminhada entre o Jardim do Almirante Reis e a Praça do Município, seguida de uma aula de ginástica, logo pelas 9h da manhã. À tarde, pelas 17h, decorre, por sua vez, a inauguração da exposição “Olhar (n)o Feminino”, sobre As Mulheres e os Direitos em Portugal, no átrio dos Paços do Concelho.

 

 

PARTILHAR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone