Aquedutos no Solar do Ribeirinho

Desde sempre que o homem estabeleceu uma ligação com a água. Primeiro como mero consumidor, mais tarde, tentando “moldá-la!” as suas necessidades, desenvolvendo técnicas que a permitissem canalizar e distribuir.

Trazer a água para as cidades implicou a construção de estruturas, mais ou menos ambiciosas dependendo dos meios e necessidades de cada caso concreto, mas as mais espectaculares são invariavelmente os aquedutos.

Pedro Inácio, museólogo e investigador na área do património cultural e responsável pelo museu da EPAL reuniu vinte e seis fotografias de aquedutos, de todo o país, incluindo o aqueduto que abastecia de água o antigo engenho de Machico.

Para ver no Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico a partir de 26 de Abril, integrado na iniciativa no dia internacional dos Museus e Sítios, este ano dedicado ao “Património Cultural e Turismo Sustentável”. A data e a iniciativa visam promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que alerta para a necessidade da sua conservação e protecção.

PARTILHAR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone